terça-feira, 23 de julho de 2013

Registro Internacional de Marcas: Madrid Yearly Review 2013

Publicado em http://www.piccininiserrano.com.br/registro-internacional-de-marcas-madrid-yearly-review-2013/

imagemNa semana passada, a ONU noticiou, em seu sítio eletrônico, a respeito da publicação do relatório 2013 sobre registro internacional de marcas, elaborado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), com dados e estatísticas sobre os avanços obtidos após o Sistema de Madrid.
Para situar o leitor, o Sistema de Madri, criado a partir do Protocolo de Madrid (1989), possibilita o registro de uma marca em vários países, signatários do protocolo, mediante apresentação de um único pedido internacional via um escritório nacional ou regional de propriedade intelectual. Deste modo, a empresa que busca a proteção internacional para sua marca não precisa mais solicitar o registro, isoladamente, em cada um dos países para onde exporta.
Deste modo, conforme consta no relatório elaborado pela OMPI, os pedidos de registros de marcas internacionais, através do Sistema de Madrid, totalizaram, em 2012, 44.018 (quarenta e quatro mil e dezoito) pedidos, representando um aumento de 4,1% em relação a 2011. Deste total, os detentores de marcas registradas na Alemanha se destacam como os maiores usuários do Sistema de Madri, em 2012, com 6.702 (seis mil setecentos e dois) registros, tendo, na seqüência, os EUA com 5.125 (cinco mil cento e vinte e cinco) pedidos e a França com 4.026 (quatro mil e vinte e seis) pedidos.
Em se tratando de usuários individuais, a empresa Suíça, Novartis AG, pelo segundo ano seguido, consta no topo do ranking, com 176 (cento e setenta e seis) pedidos internacionais. A empresa Boehringer Ingelheim Pharma, da Alemanha, ficou em segundo lugar, com 160 (cento e sessenta) pedidos, seguida da francesa, L’Oréale, com 138 (cento e trinta e oito) e a inglesa, Glaxo Group, com 127 (cento e vinte e sete) pedidos.
Para acessar a íntegra do estudo publicado pela OMPI, clique aqui.
Por Maurício Brum Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário