sexta-feira, 12 de julho de 2013

Opinião – O Brasil na contramão da América Latina


Artigo publicado em http://www.piccininiserrano.com.br/opiniao-o-brasil-na-contramao-da-america-latina/

Quando o assunto é Propriedade Intelectual, a semana que passou foi marcada pela notícia da publicação do Índice de Inovação Global 2013 (Global Inovation Index 2013), elaborado, anualmente, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), que representa o reconhecimento do papel fundamental que a inovação serve como um impulsionador do crescimento econômico.
A sexta edição do estudo, intitulada “A Dinâmica Local da Inovação”, que foi publicada em parceria com a Universidade Norte Americana, Cornell University, de Nova York, e a instituição de ensino francesa, Insead, coloca a Suíça na posição de país mais inovador do mundo, sendo seguida de países como da Suécia, Grã-Bretanha, Holanda e Estados Unidos.
O Brasil, que no ano de 2012 ocupava a 58º posição, caiu seis posições, e passou a ocupar, em 2013, a 64º posição. Conforme consta no estudo, “o Brasil teve baixo desempenho em inovação nas categorias instituições, capital humano e pesquisa”.
Entretanto, ao que tudo indica, o Brasil encontra-se na contramão da América Latina, que é a região onde houve as melhorias mais significativas no ranking da inovação global, com a Costa Rica na liderança.
Conforme destaque na agência da ONU, apesar da crise econômica, os países continuam investindo em inovação, como em pesquisas e desenvolvimento. Além disso, percebe-se que entre os oito países de língua portuguesa, Portugal é o melhor colocado, estando em 34° no ranking global [1].
O estudo encontra-se publicado no sítio eletrônico na Organização Mundial da Propriedade Intelectual, podendo ser acessado através do link: http://www.wipo.int/econ_stat/en/economics/gii/index.html.
Por Maurício Brum Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário